É fato que o primeiro dia de aula é cheio de expectativas, tanto para o aluno quanto para o professor. Sendo assim, as dinâmicas de socialização são excelentes para “quebrar o gelo” e a tensão desse momento.
Pensando nisso, o Centraliza Cursos elaborou um ebook com dinâmicas de socialização que irão nortear o professor no seu primeiro dia de aula. E, possibilitando assim um momento cheio de interação e alegria com os pesquenos.
Listaremos logo abaixo cada uma dessas dinâmicas. No entanto, é necessário estudar o material e escolher as dinâmicas que melhor se adequam a realidade da turma, levando em conta a idade e a série.
Escreva em pedaços de papel ou na lousa várias curiosidades verdadeiras e falsas sobre você. Pode colocar “vegetariano”, “tem dois cachorros”, “já morou na França”, “é filho único”, “adora refrigerante”.
Espalhe as curiosidades entre grupos de alunos e peça pra eles tentarem adivinhar o que é verdadeiro ou falso. Faça duas colunas e peça para os estudantes marcarem a sua opinião.
Depois, a turma vai se divertir bastante conhecendo melhor sobre o professor.
Escreva várias características em papéis para distribuir entre os alunos. Cada um deve conter algo que comece com “Encontre alguém que…”.
Pode ser alguém que adore cinema, fale dois idiomas, tenha pais adotivos, não gosta de redes sociais, sabe cozinhar.
Cada estudante deve procurar um colega que se encaixe naquela característica. Assim, a dinâmica ajuda a desenvolver a empatia e conhecer algo diferente sobre outra pessoa.
Se alguém não for escolhido por ninguém, vira “coringa” e deve contar uma curiosidade diferente.
Antes do primeiro dia de aula, peça para cada aluno levar uma foto sua para a escola. Essa mensagem pode ser enviada pela Agenda Edu utilizando a funcionalidade Atividades.
Portanto, lembre-se de pedir para que os alunos novatos e seus responsáveis baixem o aplicativo.
Você pode pedir que sejam fotos de quando os alunos eram crianças, das suas férias, do seu lugar favorito ou outro tema. Durante a aula, crie um painel com todas as fotografias.
Depois, peça para que cada estudante tente adivinhar quem é quem.
Escolha um tema, como música ou filmes. Então, peça para cada aluno dizer qual é o seu favorito.
Tenha alguns em mente caso ninguém consiga participar primeiro, como Harry Potter, A Bela e a Fera, Piratas do Caribe.
Pense sempre no que é compatível com a idade dos alunos e ofereça diferentes gêneros.
Depois, os outros alunos devem votar nos seus favoritos, dizer porque gostam ou não e o mais votado pode se transformar em uma sessão de cinema ou de música.
Peça para os alunos escreverem o que eles esperam ter alcançado ao final desse ano letivo. Por ser algo que querem aprender, experimentar ou até mesmo fazer mais amizades.
Coloque todos os papéis em uma cápsula do tempo (pode ser até uma caixa de sapato) e guarde. No último dia de aula, abra a cápsula e peça para cada estudante contar como foi o seu ano, se alcançou o que desejava e o que mais foi aprendido de forma surpreendente.
Objetivo: ressaltar a confiança e o espírito de cooperação.
Em duplas, o aluno se posiciona de costas um para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão.
Alguns vão cair, outros vão conseguir e isso vai resultar em muita risada e novas tentativas para vencer o desafio.
Terminar a dinâmica falando sobre a confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de colaboração em equipe e valorização da pessoa..
O objetivo dessa dinâmica é perceber que algumas tarefas são muito mais fáceis quando realizadas em conjunto, bem como estimular o desenvolvimento de um ambiente de cooperação entre os participantes.
Os estudantes podem ser organizados de pé, em uma roda. Cada estudante deve receber um balão de festa, enchê-lo e amarrá-lo (dar um nó).
Posteriormente, é pedido para que lance o balão e mantenha-o no ar, tarefa que é realizada com muita facilidade. Aos poucos, alguns alunos são retirados da tarefa de manter os balões no ar, sobrecarregando os que permanecem.
A cada aluno retirado, fica mais e mais difícil até que se torna impossível para os que ficaram, manter tantas bolas no ar. É pedido aos alunos que reflitam e pensem na lição trazida pela dinâmica em relação à sua vida e o cotidiano em sala de aula.
Essa dinâmica busca desenvolver empatia, solidariedade e criar redes de apoio dentro dos grupos.
É pedido que cada estudante, sem se identificar, escreva em um pedaço de papel, os problemas que eles gostariam que fossem resolvidos.
Os papéis contendo os diversos problemas devem ser dobrados e colocados juntos em uma caixa. Cada aluno deve ir até a caixa e ler o problema para a turma e, coletivamente, pensam em uma possível estratégia para sua solução.
O professor atua como um mediador da tarefa, fazendo com que os integrantes da turma troquem opiniões e reflitam sobre as melhores estratégias para a resolução das questões.
Material: Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Desenvolvimento: Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as “batatas”).
O educador deve distribuir as “batatas” em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as “batatas” e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de “batatas”.
E, essas são as dinâmicas de socialização para primeiro dia de aula que preparamos para você professor aplicar no seu primeiro dia de aula e fazer a alegria da criançada. Esperamos sinceramente que você tenha gostado!